A importância da usabilidade na hora do pagamento
No comércio eletrônico, a usabilidade é o verdadeiro vendedor. Informações claras e interfaces realmente amigáveis têm o poder de turbinar suas vendas. E, de todas as fases que envolvem a venda em uma loja virtual, o passo de pagamento é a que desempenha o papel mais crítico.
Se períodos de muitas vendas como o Natal podem transformar pequenos problemas de usabilidade em grandes dores de cabeça, o que dizer se o problema encontra-se justamente no sistema de pagamento?
Muitos lojistas virtuais costumam perder de 40% a 90% das suas vendas por inconvenientes como:
- Processo de pagamento confuso com cadastros adicionais;
- Demora na confirmação dos pagamentos;
- Sistema de pagamentos frequentemente fora do ar;
- Pagamento recusado sem justificativa;
- A ocorrência de janelas pop-up.
Para maior usabilidade durante o processo de pagamento, o cliente deve poder efetuar o pagamento online da seguinte forma:
- Com o menor número possível de telas e cliques;
- Com o menor tempo de espera para a confirmação do pagamento;
- Da maneira mais intuitiva e amigável, respeitando padrões do mercado.
Os serviços das empresas que fazem a intermediação pagamento, como o MoIP e o Pagamento Digital, de modo geral são os sistemas de pagamento que melhor ajudam a loja virtual a atingir estes objetivos.
Os vários recursos que estas empresas oferecem ajudam as lojas virtuais a oferecerem:
- Um processo de pagamento mais rápido e fácil;
- Favorecer a venda por impulso;
- Estimular clientes a realizar novas compras e fidelizá-lo.
Usabilidade na etapa de pagamento é um assunto muito sério. Ao contratar o fornecedor de pagamentos, priorize os critérios que trarão impacto positivo para as suas vendas.
Boas vendas!

Ótimo texto, realmente as dicas funcionam. Já usei a maioria delas a algum tempo e obtive melhorias consideráveis.